Policial

11ª Bienal da Une foi aberta em Salvador

Publicado por
Compartilhado

A 11ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (Une) foi aberta nesta quarta-feira. Esta edição acontece em Salvador com programação até o próximo domingo (10). Este é o maior evento estudantil da América Latina e deve contar com a participação de dez mil estudantes de todo o país. A cerimônia de abertura aconteceu na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA), com a participação do cantor e compositor Gilberto Gil, homenageado desta bienal.

Durante a 11ª Bienal da Une, os estudantes participarão de oficinas, rodas de discussão, debates, conferências, mostras estudantis e atividades culturais ao longo de cinco de dias. A programação será realizada no Campus de Ondina da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

11ª Bienal da Une conta com a organização conjunta com aa União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e com a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). “Essa é uma oportunidade histórica de debatermos e questionarmos assuntos fundamentais para o futuro de nossa sociedade. Toda transformação social em qualquer sociedade passa pelo envolvimento estudantil”, afirmou a presidente da UNE, Marianna Dias.

Além de Gil, também será homenageado o ator Antônio Pitanga, que comentou a importância da bienal. “É de arrepiar ver essa juventude reunida, mostrando a força e importância da educação para o nosso futuro. Eu fico extremamente honrado com essa homenagem”, disse o artista.

O secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, destacou que o evento “é um momento histórico. A primeira edição da bienal aconteceu aqui, na Bahia, em 1999. De lá para cá, o movimento estudantil conseguiu muitas conquistas. Claro que há muitos percalços para superar. Mas é uma alegria muito grande ver a juventude discutindo e se encontrando em um momento como esse. Além disso, em 1999, a Ufba era a única universidade federal da Bahia, hoje nós temos seis”.

Outros homenageados são o artista visual Paulo Bruscky, o dramaturgo João das Neves, o professor Luiz Carlos Cancellier de Olivo e a antropóloga Debora Diniz. Também são reverenciados Mãe Stella de Oxossi e Mestre Moa do Katendê.

Apoio

O evento tem apoio do Governo do Estado, que emprega 500 policiais militares no esquema de segurança. A Fundação Pedro Calmon (FPC) desenvolverá atividades com temas ligados à economia solidária. Já as universidades estaduais terão representantes nos debates acadêmicos. A prefeitura de Salvador também patrocina o evento.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) também participa com a campanha ‘Respeita as Mina’, de enfrentamento à violência contra as mulheres. Serão distribuídos adesivos sobre a campanha e exibido o vídeo ‘Respeita as Mina’. A SPM distribuirá ainda folhetos informativos sobre as diversas formas de violência de gênero, com orientações de como e onde denunciar.

Com apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência Estadual de Economia Solidária (Sesol), a Feira de Economia Solidária será instalada na tenda da Praça das Artes, no campus de Ondina, das 12h às 21h, desta quinta (7) a sábado (9).

Programação da 11ª Bienal da Une

A programação inclui debates e bate-papos com nomes como o pensador Boaventura de Souza dos Santos, além de nomes da classe política como Ciro Gomes, Jacques Wagner, Manuela D’Ávila, Guilherme Boulos, o governador do Maranhão, Flávio Dino, os ex-ministros da Cultura Juca Ferreira e Ana de Hollanda e a gestora cultural Ivana Bentes. Ainda estão confirmados a produtora cultural Paula Lavigne, a jornalista Laura Capriglione, o ativista Pablo Capilé, entre outros. A programação completa pode ser conferida no site da UNE.

Com informações da Secom Bahia

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 7 de fevereiro de 2019 05:34

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio